-->

sábado, março 03, 2018

Descarga de hormônio gerada por estresse faz muito mal para coração: entenda impacto + 14 dicas para evitar o estresse

Além de provocar diversos problemas emocionais, prejudicar a memória e a concentração e até resultar em ganho de peso, o estresse traz prejuízos sérios ao coração.
De acordo com um estudo feito pelo Centro Médico Universitário VU, na Holanda, a descarga de hormônio causada pela condição está associada a um aumento de morte por doenças cardiovasculares.

Como o estresse afeta a saúde do coração

O trabalho científico, publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, mediu os níveis de cortisol, chamado de hormônio do estresse, ao longo de um período de 24 horas em amostras de urina de 861 pessoas acima de 65 anos de idade. A avaliação foi feita durante seis anos de estudo.


No período, 183 participantes do estudo morreram. Os altos níveis de cortisol não foram observados nas mortes sem relação com doenças cardiovasculares, mas se mostraram presentes nos óbitos por ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).
Quando dividido em três grupos com base nos níveis do hormônio do estresse, o grupo dos participantes do estudo com os maiores níveis de cortisol apresentou um risco cinco vezes maior de morrer por doenças cardiovasculares, concluiu a pesquisa.
Ainda segundo os pesquisadores, embora estudos apontem que os níveis de cortisol podem ser reduzidos com prática regular de exercícios, perda de peso ou mesmo com uso de antidepressivos, ainda não está claro se direcionar o combate ao estresse diminui, de fato, o risco de problemas cardiovasculares.
 14 dicas de coisas simples que podem ser colocadas em prática diariamente para ajudar a tornar a carga de uma rotina pesada um pouco mais leve. Veja abaixo quais são elas:
1. Faça pequenas pausas de dez minutos a cada hora e meia de trabalho. Isso mantém a mente mais focada e também melhora a concentração.
2. Beba muita água. O ideal é a ingestão de, ao menos, dois litros de água por dia. Essa prática potencializa as funções do cérebro, ajuda na memória, concentração e combate diversas doenças.
3. Evite passar muito tempo em jejum. Comer em intervalos regulares evita o estresse de todo o organismo, além de combater aquele mau humor gerado pela fome.

4. Pratique esportes. A atividade física ajuda a liberar hormônios que dão prazer e estimulam a sensação de felicidade. Não importa qual seja o melhor horário ou a modalidade, o esporte é sempre uma ótima opção para ajudar a extravasar toda a pressão e estresse que a rotina normalmente impõe.
5. Aproveite o almoço, não apenas para se alimentar, mas, principalmente, para se distrair. Este é um tempo precioso em que você pode sair do ambiente de trabalho e deixar todos os problemas esperando um pouco. Aprecie a comida e uma boa conversa com os colegas sobre qualquer assunto, menos sobre o trabalho.
6. Ouvir música e ler um bom livro também ajudam a desviar um pouco o foco e a reduzir a tensão que uma jornada de trabalho tende a gerar. Se você pode trabalhar ouvindo um som relaxante, faça isso. Se não puder, faça-o quando estiver em casa, isso ajuda a esquecer os problemas, da mesma forma como um bom livro também pode levar você a lugares bem distantes das dores de cabeça do dia a dia.
7. Cuide de uma horta, árvore, flor ou de um bichinho de estimação. Qualquer que seja a sua disponibilidade, poder colocar a mão na terra ajuda a revitalizar todas as energias do corpo. Cuidar de um animal também é um jeito de se conectar à natureza e admirar toda a sua perfeição.
8. Tenha uma alimentação balanceada. Gorduras e doces tendem a deixar o organismo vulnerável. Comer alimentos saudáveis ajuda a evitar doenças e pode combater diretamente o estresse. O salmão e as amêndoas têm esse poder. Por outro lado, o café deve ser evitado. A cafeína pode gerar dores de cabeça e deixar o organismo ainda mais acelerado.
9. Organize o seu tempo. É necessário conseguir separar as atividades do dia para realiza-las com sucesso e poder aproveitar o dia para viver além do trabalho. Separe momentos para fazer atividades que lhe dão prazer e estabeleça metas para resolver os problemas mais chatos.
10. Seja positivo mesmo diante de situações que parecem muito complexas ou simplesmente em uma segunda-feira. A forma como você decide encarar os problemas tende a determinar a importância que eles terão.
11. Seja grato e aprenda a perdoar. Esses dois itens são mais complicados de serem colocados em prática do que muitos dos que vieram antes. Mas, exercer a gratidão nos faz lembrar de que, mesmo em meio ao estresse, problemas e rotina, existem momentos bons, alegrias, risadas, recompensas e muito mais pelo que agradecer. Já o perdão tende a tirar um peso das costas. Deixar de guardar rancor abre espaço para que mais coisas positivas entrem na cabeça e no coração e isso é essencial para que a vida seja mais feliz.
12. Faça todos os dias algo que lhe dê prazer. Pode ser uma comida, uma brincadeira, um programa de televisão, qualquer coisa, mas aproveite intensamente a oportunidade de ter um momento seu e único.
13. Evite conflitos. Se você sabe que terá uma reunião chata ou que será obrigado a conversar com alguém que lhe incomoda, prepare-se antes e controle-se. Evite bater de frente. Você não pode mudar o outro, mas tem poder para controlar a si mesmo.
14. Durma bem. Garantir que o corpo descanse o suficiente é muito importante para reduzir o cansaço. A fadiga aumenta o estresse e reduz a capacidade de concentração. Assim, com o cansaço acumulado, os problemas vão crescendo e acabam virando uma avalanche.

fontes: https://www.vix.com/pt/saude/555910/descarga-de-hormonio-gerada-por-estresse-faz-muito-mal-para-coracao-entenda-impacto
http://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/14-dicas-para-evitar-o-estresse/
Proxima Proxima
Anterior Anterior