-->

sexta-feira, março 02, 2018

Chá em excesso faz mal: veja quantidade certa para ter benefícios


São muitos os benefícios dos chás: agem como diuréticos, antioxidantes, emagrecedores, digestivos, calmantes ou energéticos, dependendo da erva utilizada no preparo. Por isso eles têm sido cada vez mais consumidos. Mas será que o excesso faz mal?

A nutricionista Andreia Barros, do Linnus Institute, no Rio de Janeiro, explica que não tem problema beber chá todos os dias, desde que sem exagero. "Os chás, apesar de serem ervas naturais, existem indicações e contra indicações que podem causar efeitos desagradáveis. Seu uso não deve ser de forma aleatória e sim orientado por um profissional para escolher a erva, pois cada uma possui propriedades medicinais diferentes", orienta.

Chá pode causar câncer?

Uma contraindicação do chá é para pessoas com problemas gástricos, como úlcera ou gastrite. No entanto, a informação de que o consumo de chás pode causar câncer de estômago é um mito. Segundo a nutricionista, alguns tipos de chás até previnem o câncer.

Quantidade ideal de chá por dia

A quantidade máxima não deve exceder cinco xícaras por dia. Além disso, os chás ricos em cafeínas devem ser evitados após às 18h para não interferir no sono, pois são estimulantes.

Como preparar do jeito certo

- Colocar a água para ferver numa panela de inox e apagar o fogo quando as primeiras bolinhas de ar começarem a subir;
- Adicionar as folhas, flores ou raízes da planta medicinal nesta água, deixar descansar devidamente tapado por 3 a 5 minutos e coar em seguida para não ficar amargo;
- Ingerir logo após o preparo, ainda morno.
- Para armazenar, dê preferência a garrafas em vidro, térmica ou mesmo o aço inox. O plástico ou alumínio não devem ser usados.

fonte: https://www.vix.com/pt/bdm/saude/cha-em-excesso-faz-mal-veja-quantidade-certa-para-ter-beneficios
Proxima Proxima
Anterior Anterior